Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ultrassom de Translucência Nucal

Olá Pessoal, 

Bom hoje vou postar sobre o exame que fiz na segunda feira, já que completei 12 semanas de Gestação.

A Medição de Translucência Nucal (TN) é estuda nos fetos com 12 semanas, e depois relacionada com a idade materna e antecedentes obstétricos para poder dar a probabilidade de alterações cromossômicas. Portanto, este exame não é para diagnóstico e sim para verificar a probabilidade, de acordo com a idade materna, antecedentes e espessura da prega, de se ter alguma alteração genética.

A translucência nucal representa um pequeno acúmulo de liquido que ocorre na região da nuca do feto e durante um curto período da gravidez, Kypros Nicolaides, um pesquisador cipriota radicado em Londres - Inglaterra, que estudou que fetos portadores de Síndrome de Down possuíam um aumento desta região, perceptível e mensurável ao ultrassom, ainda no 1º trimestre, entre 11 e 14 semanas, quando ele mede entre 45 e 84 mm de CCN (Comprimento Cabeça Nádegas).

Posteriormente vários pesquisadores identificaram uma relação entre o aumento da translucência nucal e várias anormalidades fetais, genéticas e não-genéticas. Particularmente nos fetos com cromossomos normais, várias  doenças ligadas ao sistema circulatório (coração) e ósseas foram descritas. 

A translucência nucal possui sensibilidade média de 60% para diagnósticos de síndrome de down, quando medida na técnica adequada. Se associada à idade materna e à medida do CCN, esta sensibilidade pode chegar a 85%. 

O mesmo grupo de Londres identificou outra anomalia presente em fetos com síndrome de down, na mesma idade gestacional. Fetos com a doença mostravam ausência do osso nasal em 73% dos casos, fato verificado em apenas 0.5% dos bebês normais. 

A medida de translucência nucal permite reposicionar a gestante em um cálculo de risco para cromossomopatias, grupo de doenças genéticas que inclui a síndrome de down. Uma gestante pode reduzir várias vezes o risco relacionado à idade, quando apresenta uma medida normal. Por ser um exame ultra-sonográfico, sem riscos para o feto, recomenda-se sua realização em todas as gestações, independente do risco genético presente.

É importante lembrar, novamente que este é um método de previsão, e o diagnóstico de certeza somente pode ser dado com estudo do cariótipo fetal, que é feito pela amniocentese (colheita do Liquido) a partir de 20 semanas, mas este exame tem indicações precisas como primigesta idosa e antecedentes familiares de síndrome de down.



No  mesmo exame ultrassonográfico para medida da translucência nucal, a identificação de malformações precoces pode ser realizada, no chamado estudo morfológico de 1° trimestre. Neste exame vários órgãos, sistemas e vasos são pesquisados ao ultrassom e doppler, combinando os resultados que predizem uma gravidez normal. 

(Fonte: Planeta Bebê) 

Então como "parece" que no meu bebê esta tudo bem, pelo menos foi o que a Dra. que me atendeu disse, que aparentemente a medida esta normal, me deixa o coração mais tranquilo, agora em alguns casos, é possível fazer a sexagem já neste exame, porém no meu caso fizemos de tudo, mais meu pequeno morceguinho mão quis se virar de forma alguma, não nos dando a menos chance de saber quem esta comigo. Pois é se é o João Miguel ou se é a Valentina, não me deu chance nenhuma e vou ter que esperar pelo menos mais um mês até o próximo ultrassom, estava muito ansiosa e querendo saber quem é, mais ele(a) é teimoso(a) como a mãe e ficou bravo(a) de tanto ser chacoalhado hehehe.

O mais emocionante neste exame como Mãe e Pai (falo pelo meu Marido também agora) é ver o neném se movimentando, os bracinhos e até as mãos perfeitas já, as perninhas e o desenho dos dedinhos, o perfil de seu rostinho é imensamente gratificante ver seu coração batendo rápido e dentro da normalidade, enfim este é o meu relato, já fez este exame? tem alguma dúvida ou algum relato pra fazer? entre em contato.

Bjs By Thati.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada Pela Visita!!!

Gostou? Deixe seu Comentário !!!